Uma ampla reforma do secretariado estadual, muito maior do que o previsto após as eleições municipais, foi deflagrada pelo governador Raimundo Colombo. O novo secretário de Infraestrutura é o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (PMDB), que representa Criciúma e o Sul do Estado. Afilhado político do vice-governador Eduardo Moreira, Vampiro atuou por cinco anos como secretário regional de Criciúma. É formado em Direito e teve experiência em transporte na prefeitura.

Foi convidado nesta quinta pelo governador, recebeu recomendação de visitar as obras da ponte Hercílio Luz e depois circular pelo Estado para acompanhar todos os projetos em execução. Vai trabalhar afinado com o  presidente do Deinfra, Vanderlei Agostini, com quem conversou no gabinete do governador e do vice. Ele assumirá só no dia 9 de janeiro de 2017.

A nomeação do fiscal da Fazenda Miltom Martini para a Secretaria da Administração também está decidida. Tem o respaldo da bancada estadual e do ex-governador Paulo Afonso Vieira. Ele já ocupou o cargo. O terceiro integrante do PMDB a compor o primeiro escalão é o ex-secretário Acélio Casagrande, também de Criciúma. Volta a exercer a Secretaria de Assuntos Institucionais em Brasília. Casagrande e Martini devem  ser nomeados de imediato.

Colombo convidou o PP para integrar o primeiro escalão. Falou com o presidente estadual, Esperidião Amin, que iniciou consultas entre as principais lideranças estaduais. Um dos nomes cogitados é o do deputado José Miltom Schafer. Os progressistas deram sinal positivo e ocuparão a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, hoje ocupada pelo ex-senador Geraldo Althoff, que já se despediu do cargo. Ele vai assumir o comando do projeto 2018 do PSD.

A tendência no PSDB é de aceitar o convite do governador. Se disser sim, os nomes confirmados são os dos deputados Leonel Pavan para Turismo, Cultura e Esporte, e Vicente Caropreso para Saúde.

 

Via DC – Coluna Moacir Pereira