Em sintonia com a recuperação da economia, a arrecadação total do governo de Santa Catarina atingiu R$ 1,97 bilhão em novembro, crescimento de 5,14% em relação ao mesmo mês do ano passado. No período acumulado de janeiro a novembro, a arrecadação cresceu 7,74% frente aos mesmos meses de 2016.

Os setores que registraram maior expansão na arrecadação em novembro frente ao mesmo mês do ano anterior foram o têxtil, com alta de 23,77%, seguido por automóveis, 20,13%. Transportes avançou 16,85% e o setor metalomecânico, 16,46%. As menores expansões ocorreram nos segmentos de bebidas, com alta de 0,39% nas vendas, seguidas por supermercados com 1,54% e agroindústria com 2,01%.

Segundo o governador Raimundo Colombo, a receita com o ICMS subiu cerca de 10% em novembro frente ao mesmo mês de 2016, enquanto a do IPVA caiu. Para dezembro, a expectativa é de que a arrecadação fique abaixo de 2016 porque naquele mês entraram os recursos da repatriação, que elevaram a arrecadação.

Na avaliação do Secretário de Estado da Fazenda, Renato Lacerda, os números dos últimos meses mostram uma recuperação econômica, mas ainda tímida. Com o objetivo de melhorar a receita e cobrar devedores, a secretaria lançou um parcelamento de débitos de ICMS, denominado Prefis, para os devedores de todos os setores da economia. Os descontos variam de 90% a 35% e o parcelamento vai até 60 meses.

Fonte: Estela Benetti