Acordos encaminhados com Shanxi pelos secretários são de áreas estratégicas da economia
Hidrogênio, tratamento de resíduos de carvão e semicondutores são as três áreas da economia em que Santa Catarina firmou parceria com a província de Shanxi, da China, que é irmã de SC. Essa abertura para acordos foi firmada pelo secretário de Estado de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, e o secretário adjunto do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae) de SC, Guilherme Dallacosta, em visita à cidade de Taiyuan, capital de Shanxi, esta semana.
Eles participaram do Fórum de Desenvolvimento de Energia de Baixo Carbono (TELC) em Taiyuan, onde puderam constatar avanços na área de energia limpa e também apresentar Santa Catarina.
Segundo Froehner, o TELC é um dos maiores fóruns de desenvolvimento de energia de baixo carbono e segurança energética do mundo. O secretário foi um dos palestrantes do evento, no qual apresentou a economia de SC e falou sobre as ações ambientais e de energia limpa desenvolvidas aqui.
– Foi um momento importantíssimo para o Estado de Santa Catarina, para estudarmos a revolução energética, como Shanxi está se preparando para provocar um desenvolvimento econômico muito forte baseado nessa revolução. Em especial, abrirmos negociações formais para três linhas: hidrogênio, tratamento de resíduos de carvão e semicondutores. São três áreas importantes para o futuro do Estado e para o futuro dos catarinenses”, destacou o secretário Froehner.
Ele e Dallacosta tiveram reuniões com representantes do governo da Província de Shanxi e deram entrevistas sobre Santa Catarina para a mídia chinesa. Além disso, visitaram a estação de energia Shanxi International Energy Group Ruiguang Thermal Power.
Conforme Froehner, em breve Santa Catarina vai receber uma comitiva de Shanxi para avançar nas parcerias abertas. O secretário destacou que o governador Jorginho Mello tem uma visão de que o Estado de Santa Catarina pode ser muito mais internacional do que já é, avançando em parcerias com estados-irmãos, como é o caso da Província de Shanxi, visando maior desenvolvimento econômico.
Dallacosta avaliou que a participação deles no Fórum de Desenvolvimento de Energia de Baixo Carbono de Taiyuan foi uma oportunidade para conhecer os vários tipos de energia limpa.
— Esse evento nos mostrou que é possível caminharmos para uma economia verde. Mas é necessário que, cada vez mais, implementemos uma transição energética impondo um esforço muito maior na matriz energética limpa em Santa Catarina. Essa tem sido uma das bandeiras do governador Jorginho Mello, e é onde temos que trabalhar políticas públicas para fortalecer cada vez mais essa transição para uma energia mais verde e um modelo de economia verde — afirmou Dallacosta.
A viagem de Froehner e Dallacosta para Shanxi foi um convite do governo da província e também dos organizadores do fórum. De acordo com a SAI, esses convites vieram em função de acordo de irmandade e cooperação mútua assinado anos atrás entre Shanxi e Santa Catarina. Eles embarcaram para a China dia 2 e retornaram nesta semana.
Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti