O movimento da temporada de verão ajudou e janeiro encerrou com crescimento na arrecadação de ICMS de 1,92% na comparação com 2016. O tributo serve como um importante indicador da movimentação econômica estadual. De acordo com Renato Lacerda, secretário adjunto da Fazenda de SC, os setores que mais se destacaram no primeiro mês deste ano foram combustíveis, supermercados, restaurantes e bebidas. O segmento de energia esteve entre os que ficou em queda, de 32,56%.

De acordo com Lacerda, a arrecadação de IPVA cresceu consideravelmente, acima de 20% em relação a janeiro do ano passado. Porém, o ICMS, que melhor demonstra o comportamento da economia, uma vez que se incide sobre vendas de mercadorias, teve desempenho bem aquém, de 1,7%. A taxa ficou abaixo da inflação do período, de 6,29%.

O secretário adjunto lembra que no ano passado, a essa altura, a arrecadação já havia subido 9,9%. Esse começo mais pujante permitiu que o Estado formasse uma espécie de ¿colchão¿ financeiro, o que sustentou as quedas sucessivas de arrecadação que se seguiram a partir de abril.

– Para este ano, esperamos uma recuperação da economia a partir do segundo quadrimestre. Isso pode acontecer de forma ou em um ritmo diferente para os diversos setores da economia catarinense – comenta Lacerda.

 

Via DC – Coluna Estela Benetti – Por Júlia Pitthan