Para o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, proximidade do desfecho da crise política dissipa dúvidas e incertezas quanto ao futuro

Os empresários do varejo catarinense estão mais otimistas. É o que mostra olevantamento da Fecomércio ao mostrar que o índice de confiança subiu 3,6% no comparativo mensal (de julho para agosto) e também no anual, uma alta expressiva de 10,5%, chegando a 92,8 pontos em agosto. O patamar ainda denota o pessimismo do setor, mas a alta é vista como o início de uma recuperação.

O presidente da entidade, Bruno Breithaupt, argumenta que a proximidade do desfecho da crise política – o impeachment de Dilma Rousseff deve ser confirmado nesta quarta-feira – tem efeito direto neste indicador, pois dissipa as dúvidas e incertezas quanto ao futuro.

Os indicadores que medem as condições atuais do empresário (44,1 pontos em junho, 51,6 pontos em julho e 56,7 pontos em agosto) e a expectativa do empresário (129,2 pontos em junho, 138,4 pontos em julho e 140,4 pontos em agosto) vem crescendo.

O ponto negativo da pesquisa continua sendo a baixa intenção de consumo das famílias, que caiu na comparação anual (-15,5%) e mensal (-0,2%), chegando ao mês de agosto com 86,2 pontos, em uma escala que vai de zero a 200. Este é o quarto mês consecutivo que o índice atinge o nível mais baixo da série histórica, iniciada em 2010.

Via A Notícia – Coluna Cláudio Loetz