Apesar do cenário de retomada lenta na economia nacional, Santa Catarina inicia 2017 com negociação de 25 projetos de investimento no Estado. Desse total, oito já confirmaram que o Estado será destino dos planos de expansão e crescimento. As negociações ocorrem no âmbito do Investe SC, agência criada pelo governo catarinense na Secretaria da Fazenda para oferecer incentivos fiscais e atrair as empresas.

Para Rodrigo Prisco, consultor técnico do Invest SC, o movimento sinaliza início de retomada no país.

— Muitos são projetos que estavam na gaveta em 2016 e que começaram a ser rediscutidos pela mudança no cenário macroeconômico — avalia.

Os setores de alimentos, energia e metal-mecânico estão entre os que agregam mais projetos. Ainda no final de 2016, duas empresas atraídas pelo Invest SC executaram projetos que somaram R$ 16,3 milhões em aporte e 86 empregos.

Em Joinville, uma empresa de capital chinês, com sede mundial na França, instalou-se no Perini Business Park. De acordo com Prisco, a companhia irá fabricar óleos de silicone para aplicações em cosméticos, óleos aminados para aplicação têxtil, antiespumantes para processos químicos e compostos de silicone para aplicação automotiva, eletrodomésticos e isoladores elétricos. A nova planta vai gerar 30 empregos diretos e terá um investimento de R$ 15 milhões.

Já em Blumenau, a Cremer executou uma primeira etapa de ampliação da unidade de produção da produtos Hospitalares. As novas alas foram inauguradas com a geração de 56 novos empregos, chegando a 80 quando em plena produção, e investimento de R$ 1, 3 milhão.

Via DC – *Júlia Pitthan é interina da coluna de Estela Benetti.