Lançado neste ano, projeto tem como objetivo avaliar de perto os principais serviços públicos oferecidos pelo Estado

O auditor geral do Estado, Augusto Puhl Piazza, apresentou o projeto Auditoria Cidadã nesta segunda-feira, 29, aos participantes da II Semana de Educação Fiscal, em Florianópolis. Lançado neste ano, o projeto tem como objetivo atestar na prática a qualidade dos serviços públicos por meio de operações presenciais. “Queremos chegar a uma auditoria participativa. Acreditamos que com a sociedade junto nesse processo, teremos mais êxito e eficácia nos serviços prestados aos cidadãos”, destacou Piazza. O Auditoria Cidadã já promoveu quatro operações envolvendo diferentes áreas públicas: merenda escolar, emergências de hospitais, transferências a entidades sem fins lucrativas e parques ambientais.

Auditoria Cidadã

O que é o projeto: são trabalhos de auditoria na forma de inspeções in loco para verificar a qualidade de serviços e obras do governo do Estado, tais como: merenda escolar, exames em hospitais, serviços de atendimento ao público (IGP, DETRAN, SINE, PM), obras feitas com recursos de transferências voluntárias aos municípios e entidades. A meta da Diretoria de Auditoria Geral, vinculada à Fazenda, é fazer uma operação por mês.

Objetivos: aferir se a administração pública estadual vem prestando serviços de forma satisfatória e regular e entregando produtos e obras de qualidade à sociedade catarinense.

Quem será beneficiado: o cidadão que usa os serviços do Governo do Estado e, indiretamente, a própria administração pública estadual que, a partir dos relatórios das inspeções, pode promover melhorias em seus serviços e obras.

Resultados esperados: identificar a real percepção dos cidadãos em relação aos serviços, produtos e obras e inibir irregularidades e problemas que possam prejudicar o cidadão e a imagem institucional do Estado.

Via SEFAZ/SC