Presidente em exercício promete destravar a burocracia e dar prioridade ao desenvolvimento, com referência a projetos que beneficiam Santa Catarina

O presidente em exercício Michel Temer conversou por cerca de uma hora com o deputado federal Mauro Mariani, presidente estadual do PMDB, no final da tarde de ontem, no Palácio do Planalto, e confirmou a intenção de destravar as amarras da burocracia que atrapalham o país. O mais interessante é que foi Temer quem chamou Mariani, um dos principais interlocutores do Estado junto a Temer, ao lado do governador em exercício Eduardo Pinho Moreira.

Mariani saiu otimista do encontro ao ouvir do presidente em exercício que é inadmissível que projetos esperem até três anos para serem liberados por órgãos federais, e que deveria haver prazo para a análise técnica, e que, depois de vencidos, passariam a valer. Sem os exageros, Mariani contou ao presidente que, em cálculos informais, há pelo menos R$ 10 bilhões em projetos da iniciativa privada, em Santa Catarina, parados em prateleiras da burocracia federal. Alguns deles passam por R$ 2,5 bilhões na Baía da Babitonga e outros R$ 2 bilhões por parte das concessionárias de rodovias no Estado.

Mariani também levou questões práticas. Com a bancada do Sul, que inclui Paraná e Rio Grande do Sul, sugeriu a criação de um fundo constitucional a exemplo dos que existem para os estados do Nordeste e que promovem o desenvolvimento em áreas com menor Índice de Desenvolvimento Humano. Estes fundos, assegura Mariani, não são utilizados na plenitude por carecerem de projetos, e a característica de empreendedorismo dos estados sulistas daria uma destinação aos recursos, calculados em torno de R$ 3 bilhões sé para Santa Catarina. Temer foi simpático à ideia, que deve ser implementada por uma medida provisória.

Via Notícias do Dia – Coluna Roberto Azevedo