O estado de Santa Catarina teve a menor taxa de desemprego em 2015 entre as unidades da federação segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios — Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice ficou em 4,2%, resultado bem superior aos 2,7% registrados no final de 2014.

A pesquisa apontou que na Região Metropolitana de Florianópolis também houve aumento na taxa de desemprego, passando de 4% em 2014 para 5,3% no ano passado. Este foi o segundo menor índice entre as regiões metropolitanas, atrás apenas trás apenas da Grande Curitiba (5,2%).  Em Florianópolis, esse índice ficou em 5,9%.

No Brasil, quanto às médias anuais, a taxa de desocupação média para 2015 foi de 8,5%, acima dos 6,8% de 2014. A população desocupada passou de 6,7 milhões na média de 2014 para 8,6 milhões em 2015 (alta de 27,4%). Já a população ocupada ficou estável em 92,1 milhões.

O número de empregados com carteira assinada no setor privado recuou (-2,5%), passando de 36,6 milhões em 2014 para 35,7 milhões em 2015. O rendimento médio real habitual de todos os trabalhos se manteve estável entre 2014 (R$ 1.947) e 2015 (R$ 1.944). A massa de rendimento real habitual também mostrou estabilidade (de R$ 173.577 milhões para R$ 173.570 milhões).

Via Economia SC