carne suinasirlifreitas

O conjunto de cooperativas catarinenses fechou 2019 com faturamento de R$ 40,7 bilhões, 13,71% superior ao do ano anterior quando alcançou R$ 35,8 bilhões. Esses resultados foram puxados principalmente pelo setor agropecuário, que obteve receita bruta de vendas de R$ 25,8 bilhões com crescimento de 16,18% e o de crédito, que movimentou R$ 6,13 bilhões e cresceu 17,5%. Os dados integram o balanço da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).

As razões desse desempenho positivo, de acordo com o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin, são principalmente o aumento de investimentos em produção, diversificação de serviços e produtos e qualificação de gestores e trabalhadores. O sistema cooperativo catarinense é um dos mais sólido do Brasil. Reúne 254 organizações que têm 2,7 milhões de associados e oferecem 67.558 empregos diretos.

De acordo com o presidente, 2019 foi um ano de resultados acima da média e que neste ano, isso não se repetirá em função da pandemia da Covid-19 que afeta o mundo e o Brasil. Tudo indica que as boas exportações de carnes pelo setor agropecuário não serão suficientes para um desempenho satisfatório.

As principais concentrações das cooperativas em SC são nos ramos agropecuário, de crédito, saúde, transporte, infraestrutura, serviços e consumo. Na agropecuária, são 47 organizações que responderam, ano passado, por 63% do movimento econômico do setor, tinham 72.587 associados e geravam 43.234 empregos diretos.

O ramo de crédito é o que mais avança em número de associados, isto significa que mais pessoas deixam de usar bancos comerciais para serem sócias de instituições que prestam os mesmos serviços. No ano passado, em SC, o ramo contou com 61 cooperativas que totalizavam 1,954 milhão de cooperados e 10.445 empregos diretos.

O terceiro ramo mais expressivo no Estado é o de saúde, por meio das Unimeds regionais. As 31 cooperativas médicas contavam no final de 2019 com 17.064 associados, 7.144 empregos diretos e alcançaram faturamento de R$ 4,409 bilhões, 5,10% mais que no ano anterior.

O ramo de transportes, com 45 organizações, faturou ano passado R$ 1,985 bilhão e beneficiou 6.355 cooperados. Na área de infraestrutura são 38 cooperativas de eletrificação rural com 350.624 associados e cujo faturamento global alcançou R$ 1,189 bilhão. Juntas, essas organizações de eletrificação mantêm 1.858 empregos diretos.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti