dinheirofotomarcellocasaljrag

Projeto de simplificação já foi aprovado pelo Senado e aguarda sanção presidencial.

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 178/2021 que cria regras de simplificação para obrigações tributárias, tanto para os Estados, quanto para os contribuintes.

De acordo com o índice de Burocracia da América Latina, os donos de pequenos negócios gastavam cerca de 180 horas por ano com burocracia. Na prática, a medida deve beneficiar o setor com a economia de tempo de trabalho.

A medida ainda unifica os cadastros fiscais e declarações digitais. Segundo o relatório do senador Alan Rick (União Brasil-AC), a simplificação dos documentos deve facilitar o envio dos dados à Receita Federal. Entenda o que muda com a lei:

ObrigaçõesComo éComo vai ficar
Nota Fiscal Brasil EletrônicaReceita Federal já oferece NF-e para mercadorias e serviçosUnifica o modelo de Nota Fiscal para mercadorias e serviços
Declaração Fiscal DigitalModelo varia de acordo com o impostoDocumento pré-preenchido a partir de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) padronizados nacionalmente
Unificação de cadastros fiscaisEstados e municípios tem o próprio sistemaAtualização e padronização do Registro Cadastral Unificado
Comitê Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias AcessóriasNão existe. Será criado com a medida.Órgão vinculado ao Ministério da Economia que definirá ações de simplificação e padrões nacionais para questões tributárias

Em relação ao Comitê, terá 24 integrantes divididos em quatro grupos de seis representantes:

• Sociedade civil – indicados pelo Conselho Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Comércio (CNC), Confederação Nacional de Serviços (CNS), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);
  • Estados e Distrito Federal – indicados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz);
  • União – indicados pela Receita Federal;
  • Municípios – Secretarias de Finanças das Capitais indicam três integrantes, assim como a representação nacional dos municípios.

É importante lembrar que o projeto ainda precisa ser sancionado pela Presidência da República.

Via CRCMA