da4061c0 efeb 4cfd b297 9b0fcb100d5e

O Tribuna Aberta foi responsável por encerrar o primeiro dia de atividades do Fórum Internacional Tributário 2021. Na ocasião foi proporcionada a oportunidade para que autoridades e agentes públicos pudessem expor diferentes pontos de vista sobre o tema tributação e desigualdade. O encontro contou com a participação de Ciro Gomes – Vice-presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT); Roberto Rocha – Senador da República Federativa do Brasil (PSDB/MA); Aloizio Mercadante – Presidente da Fundação Perseu Abramo e Marcellus Ribeiro Alves – Secretário da Fazenda do Estado do Maranhão, sob a coordenação do Vice-presidente do Sinafresp, Glauco Honório.

Discutindo sobre um sistema tributário progressista, Ciro Gomes reafirmou a importância de tributar super-ricos. “O Brasil tem que buscar uma progressividade maior do sistema tributário. Além do que, precisamos de um fisco profissional, autônomo e bem estruturado”, concluiu Gomes.

“As discussões precisam ser politizadas, envolver a sociedade como um todo e debater como o Estado vai se apropriar dessa riqueza e distribuÍ-la. A pandemia nos colocou em uma situação muito difícil. Só um caminho para enfrentar uma crise dessa magnitude: um Estado condutor e que promova diálogos”, pontuou o Senador Roberto Rocha.

Aprovado pelos deputados recentemente, o ICMS também foi discutido no encontro. “Recentemente assinamos uma portaria que regula a execução de um programa social para gestantes, oriundo da arrecadação de valores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços”, asseverou Marcellus Ribeiro, da Secretaria de Fazenda do Estado do Maranhão.

Finalizando o dia, Mercadante reiterou a importância do Fórum no contexto atual. “A pandemia nos colocou em um cenário extremamente grave, sensível. Agora mais do que nunca precisamos incitar esse debate”, finalizou.

O Fórum Internacional Tributário continua amanhã com os mais renomados palestrantes nacionais e internacionais sobre o tema.

Via Fenafisco