paulo eli alesc 8

Responsável pela chave do cofre do governo de Santa Catarina, o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, desde o início da pandemia do novo coronavírus, acompanha atentamente dois tipos de dados: a receita estadual e a evolução da doença. Ele informa que a arrecadação de abril do Estado ficou em R$ 1,978 bilhão, o que significa uma queda de 19,3% frente ao mês anterior, março, e de 18,7% em relação a abril de 2019.

Considerando a estimativa de receita para abril, que era de R$ 2,650 bilhões, a retração chegou a 25,84%. Sobre o impacto geral da crise no ano, Eli prevê queda de 25% da receita.

– Eu tinha expectativa de a gente fechar 2020 com a mesma arrecadação de 2018. Agora, já estamos prevendo que vamos fechar com receita semelhante à de 2017. Vamos empobrecer 25%, apontam nossas projeções até agora. Isso vai depender do prolongamento da crise – explica.

Coordenador do Grupo Econômico do Estado sobre questões relativas à pandemia, o secretário se reúne com setores todas as semanas. Ele diz que recebe os pleitos, mas as flexibilizações foram feitas com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, não por pressão empresarial. Ele adianta que ainda não há definição para reabertura de instituições de ensino e retomada do transporte coletivo.

Sobre impactos da crise na economia, a retração na arrecadação em abril foi geral. Apenas o grupo de medicamentos e farmácias foi positivo, com alta de 10,5%.

Curtas

Juntos por SC (1):

Com o objetivo de evitar a estagnação da economia catarinense, marcas e empresários estão trabalhando unidos. A plataforma Juntos por SC foi lançada pela NSC para somar esforços nesse cenário.

Juntos por SC (2):

Ela reúne informações sobre empresas de comércio e serviços que seguem funcionando de forma segura, em todas as regiões de SC, enquanto o isolamento segue como recomendação. Para participar, basta fazer o cadastro no site. O registro é gratuito.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti