O comércio de Santa Catarina, que é um dos que apresentam maior fôlego frente a média do país desde o ano passado, fechou setembro com crescimento de 1,4% no volume de vendas frente ao mês anterior, agosto, com ajustes sazonais, teve alta de 6,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado e no acumulado do ano alcançou crescimento de 8,1%.

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, apurada pelo IBGE. O varejo ampliado, que inclui veículos, peças e materiais de construção, registrou alta de 0,8% no Estado em setembro frente ao mês anterior, de 6,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado e, de janeiro a setembro frente ao mesmo período de 2017 cresceu 12,1%. 

No Brasil, o volume de vendas em setembro teve queda de 1,3% na comparação com o mês anterior e cresceu 0,1% frente ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a setembro, a alta ficou em 2,3%.  Na comparação com o mês imediatamente anterior, o resultado do Brasil foi o pior para setembro desde o ano 2000. 

Em SC, no mês de setembro frente ao mesmo período de 2017, as maiores altas ocorreram nos setores de veículos, motos e peças (11,9%), móveis (10%), combustíveis e lubrificantes (11,4%) e supermercados e hipermercados (6%). As maiores quedas ocorreram em materiais de construção (-7,6%) eletrodomésticos (-1,8%) e tecidos, vestuários e calçados (-1,2%). 

Via SEFAZ/SC