veiculos 19

Sob impacto da pandemia, as vendas de veículos novos encolheram 25,8% em Santa Catarina no primeiro semestre deste ano. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que foram feitos 68.253 emplacamentos no Estado entre janeiro e junho, contra 92.038 registrados no mesmo período de 2019.

Todos os segmentos apresentaram queda de desempenho. As vendas de automóveis, que representaram 54,5% do total no semestre, despencaram 28,5%. Foram 37.257 unidades em 2020 contra 52.113 no ano passado. Comerciais leves tiveram retração de 27,6%. O saldo de vendas de caminhões (-16,4%), ônibus (-44,1%) e motos (-25,4%) também ficou no vermelho.

A média se manteve nas regiões do Estado. Na Grande Florianópolis, a queda de emplacamentos no semestre foi de 26,4%. No Norte, o índice de retração foi de 23,8%, o mesmo do Oeste. No Planalto Serrano as vendas caíram 27,3% e, no Vale do Itajaí, 25,7%. O Sul foi a região com o maior tombo: 29,5%.

A Fenabrave-SC representa cerca de 550 concessionárias de veículos do Estado. Segundo a entidade, o segmento contribui com cerca de 7% da arrecadação de tributos em Santa Catarina e emprega mais de 18 mil trabalhadores.

Via NSCTotal