vendasflorianopolis

Santa Catarina alcançou um crescimento de 8,6% no volume de vendas do comércio varejista em 2019 na comparação com 2018. Foi o terceiro melhor resultado do Brasil, atrás apenas do Amapá, que cresceu 16,6% e do Amazonas, que teve alta de 7,9%. Em dezembro, as vendas do Estado ficaram estáveis frente ao mês anterior, novembro, na série com ajustes sazonais, e cresceram 8,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.

No varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, o Estado cresceu 10% em 2019 frente ao anterior em volume de vendas. Em dezembro na comparação com novembro teve queda de -0,7% e na comparação com o mesmo mês de 2018 cresceu 11,2%.

Os resultados catarinenses foram melhores que os nacionais. O Brasil fechou 2019 com crescimento de 1,8% em volume de vendas do comércio, teve queda de 0,1% em dezembro frente a novembro e cresceu 2,6% na comparação com dezembro de 2018.

No ano passado, o grande destaque em vendas, em Santa Catarina, foi o setor de equipamentos para comunicação, informática e materiais de escritório, com alta de 41,7%. Esse grupo inclui os smartphones. Em segundo lugar ficou materiais de construção com alta de 12,6%, e veículos e peças, com crescimento de 12,2%.

Também tiveram destaque combustíveis e lubrificantes, com crescimento de 10,6%, hipermercados e supermercados, 9,1%; móveis e eletrodomésticos 9,7% e artigos farmacêuticos, com alta de 7,8%.

A estabilidade das vendas de dezembro frente a novembro indica que a Black Friday está tirando parte da força de vendas do Natal. E o crescimento frente ao mesmo mês de 2018, de 8,4%, superou expectativas da maioria dos lojistas, que estimaram alta de até 5% para as vendas de Natal.

Para este ano, a expectativa é de crescimento maior do varejo porque a economia brasileira vai crescer mais. A projeção para o PIB é de alta de 2,3%.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti