O Índice de Atividade Econômica Regional de Santa Catarina (IBCR-SC), calculado pelo Banco Central do Brasil e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), aponta crescimento de 4,45% da atividade econômica em junho frente ao mês imediatamente anterior, maio; e de 3,14% na comparação com junho do ano passado. Essa expansão resume o maior ritmo da economia para recuperar um pouco as perdas de maio causadas por 11 dias da greve dos transportes. Naquele mês, o IBCR-SC teve retração de 4,38% frente ao mês anterior e de 2,12% na comparação com maio de 2017. 

Os dados do IBCR de junho divulgados pelo Observatório da Indústria de SC mostram também que a economia do Estado cresceu 2,33% no primeiro semestre deste ano. A média, menor que no ano passado, foi afetada pelo resultado do mês da greve. 

O Brasil, no mês de junho frente a maio deste ano, cresceu 3,29% e na comparação com o mesmo mês do ano passado teve alta de 1,82%. No primeiro semestre, o IBC-BR, ou seja, a prévia do PIB nacional, teve alta de  0,89%. Para calcular esse indicador, o BC considera dados da agropecuária, indústria, comércio e serviços levantados pelo IBGE. 

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti