O índice de Atividade Econômica Regional de Santa Catarina (IBCR-SC), que é calculado pelo Banco Central do Brasil e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), cresceu 0,21% em setembro na comparação com o mês anterior e teve alta de 1,79% em relação ao mesmo mês do ano passado.

No ano, considerando o período de janeiro a setembro frente aos mesmos meses de 2017, teve crescimento acumulado de 2,73%. Esta é a segunda maior expansão do Brasil no período, só atrás do Estado do Amazonas que, graças à Zona Franca de Manaus, cresceu 4,42%

SC também alcançou no ano expansão mais que o dobro da média nacional, que ficou em 1,14%. O Estado inclusive foi melhor que o país frente ao mês anterior, quando o Brasil registrou -0,09% e frente setembro do ano passado, que teve média nacional de 0,72%.

O cálculo do Banco Central é feito com dados das pesquisas mensais do IBGE sobre a indústria, comércio, serviços e a agropecuária. O crescimento alcançado pela economia catarinense no ano também supera a expectativa de crescimento do PIB pelo mercado para 2018, que estava em 1,36% segundo a pesquisa Focus da semana passada feita pelo BC junto a instituições financeiras.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti

.