O varejo de Santa Catarina deve abrir 6,1 mil vagas temporárias durante o Natal, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Se a projeção se confirmar, o número será o melhor para o período desde 2013. Em 2020, foram 4,7 mil postos de trabalho sazonais criados para o período, volume que ficou abaixo das expectativas – a CNC calculava 5,3 mil.

Segundo projeções da entidade, o setor de vestuário e calçados deve puxar a fila, com 2.714 vagas. Hiper e supermercados vêm na sequência, com estimativas de 1.031 empregos temporários. Utilidades domésticas aparecem a seguir, com 958. Demais segmentos, somados, devem abrir 1.430 postos de trabalho no período.

Em todo o Brasil, a CNC estima a contratação de 94,2 mil trabalhadores temporários para atender o aumento sazonal das vendas no período. A exemplo de Santa Catarina, caso a expectativa se confirme, também será o melhor resultado desde 2013. A entidade projeta aumento de 3,8% nas vendas de Natal neste ano na comparação com 2020.

Apesar da inflação em alta e do crédito mais caro, as estimativas positivas se sustentam no avanço da vacinação contra a Covid-19, que permitiu redução de restrições na economia, aumentando a circulação de consumidores. De acordo com a CNC, o salário médio de admissão dos temporários no período deverá alcançar R$ 1.608, um pouco maior do que os R$ 1.531 pagos em 2020.

A Fecomércio-SC ainda irá fazer a própria pesquisa sobre contratações temporárias para o fim de ano. A entidade informou que o levantamento deve ser divulgado na segunda quinzena de outubro.

Via NSCTotal – Coluna Pedro Machado