54fa7a0e c43c 454f bbe9 7c539374ce60

Coordenado pelo professor do Instituto de Economia da Unicamp, Eduardo Fagnani, dirigentes de organizações internacionais discutiram hoje pela manhã (20) sobre a importância da tributação progressiva no contexto da crise atual e suas perspectivas para a América Latina.

A Diretora Executiva da Oxfam Internacional, Gabriela Bucher, que é líder internacional no campo da justiça social, e possui um profundo compromisso com a igualdade de gênero e o combate à desigualdade econômica, reiterou a importância de estar atento a uma pequena parcela da sociedade, as minorias. “A pandemia potencializou a crise global. 120 milhões de pessoas forçadas à pobreza, enfrentando fome. Precisamos pensar nos mais afetados, nos grupos minoritários”, pontuou Bucher.

O Diretor da Divisão de Desenvolvimento econômico da CEPAL, Daniel Titelman, também apontou a questão das minorias e ainda complementou apontando um olhar estratégico para outras áreas fundamentais, como educação e empregos, nesse ciclo. “Devemos analisar os efeitos da pandemia e o modelo de desenvolvimento na América Latina com grande desigualdade e baixa produtividade. Nesse contexto, a política fiscal pode ajudar para enfrentar os efeitos econômicos, apoiando as famílias e protegendo a estrutura dos meios de produção, visando um olhar estratégico para setores como educação e protegendo os empregos”, concluiu Titelman.

A edição deste ano do Fórum Internacional Tributário vai até sexta-feira (22), pode ser acompanhada de forma integral e gratuita pela internet e conta com os mais renomados nomes nacionais e internacionais sobre o assunto, debatendo propostas sobre tributação progressiva nos países desenvolvidos e suas possibilidades para a América Latina.

Não deixe de acompanhar no site.

Via Fenafisco