Subsídios serão destinados a serviços de média e alta complexidade.
Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde assinaram portarias.

Na segunda-feira (17), o Ministério da Saúde formalizou, em Florianópolis, a destinação de R$ 17,6 milhões anuais para 15 hospitais filantrópicos de 14 cidades de Santa Catarina. A ideia é destinar os recursos para novos serviços de média e alta complexidade.

De acordo com o governo do estado, devem receber recursos hospitais de Blumenau, Fraiburgo, Guaraciaba, Içara, Itajaí, Joinville, Luiz Alves, Mafra, Maravilha, Navegantes, Rio do Sul, São Joaquim, Timbó e Xanxerê. Embora Palhoça conste no rol de cidades beneficiadas,  com a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), a liberação foi adiada, informou o governo.

Segundo a secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Gerlane Baccarin, os novos serviços foram habilitados após uma série de medidas adotadas pelo Ministério da Saúde para gerar uma economia de R$ 1 bilhão.

O Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, é uma das unidades de saúde da criança beneficiadas e receberá R$ 1.085.875,00 ao ano para viabilizar 14 leitos de apoio.

Quatro hospitais receberão a maior remessa de recursos, R$ 2.326.875,00 cada um, para subsidiar 30 leitos de apoio a outros hospitais em casos de emergência. Foram contemplados o Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, Hospital São Donato, de Içara,  a Sociedade Beneficente Hospitalar de Maravilha e a Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva, de Fraiburgo.

Via G1 SC