portoitapoa aerea2 2

As vendas externas de Santa Catarina alcançaram US$ 936,2 milhões em outubro, com alta de 3% frente ao mês anterior e avanço de 50,4% em relação ao mesmo período de 2020. A maior expansão ante igual mês do ano passado ocorreu em motores elétricos, com acréscimo de 155%. As importações alcançaram US$ 2,107 bilhões, com 7,2% de expansão frente ao mesmo mês do ano anterior.

O maior peso no faturamento obtido no exterior continuou com o setor de proteína animal. As exportações de carne de frango alcançaram no mês US$ 145,8 milhões, o que representa crescimento de 63,63% na comparação dom o mesmo período de 2020. A carne suína somou US$ 109,5 milhões nas vendas externas, com acréscimo de 7,14% na comparação com o mesmo mês de 2020.

A alta superior a 150% na venda de motores elétricos no exterior em outubro chamou a atenção do Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias do Estado. Isso avançou apesar de a empresa exportara, a WEG, ter diversas fábricas no exterior. SC responde por 78,6% das exportações brasileiras desse produto de alta tecnologia.

– O crescimento das vendas neste segmento só reforça a qualidade e a inovação da nossa indústria, que tem produtos competitivos de classe mundial – afirmou André Armin Odebrecht, presidente interino da Fiesc.

Mais uma vez, o destino número um das vendas externas catarinenses foram os Estados Unidos. Segundo apuração do Observatório, o mercado americano importou US$ 187,5 milhões de SC. Na sequência veio a China com US$ 121,4 milhões, a Argentina com US$ 51 milhões e o Chile com US$ 44,6 milhões. No ano, as vendas externas do Estado cresceram 23,9%.

Dos mais de US$ 2 bilhões de importações, a liderança foi do cobre refinado vindo do Chile, US$ 131,6 milhões. Na sequência, vieram os ferros planos com US$ 55,4 milhões, semicondutores US$ 53,3 milhões, automóveis US$ 45 milhões e polímeros de etileno US$ 38,8 milhões. O mercado catarinense importa principalmente insumos para indústrias, como metais e polímeros plásticos semiprocessados. As compras externas se acentuaram nos últimos meses em função da alta de preços dessas commodities no mercado interno.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti