fecam congresso municipios 219

Secretário expôs a situação da arrecadação e da previdência estadual e conclamou os gestores municipais a superar o mau humor da crise econômica

O secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazzoni, iniciou sua palestra no XIII Congresso de Municípios falando de sustentabilidade e sobre os limites já extrapolados pelas diversas esferas de governo. O evento teve início nesta quarta-feira (18) em Florianópolis e segue até sexta-feira (20).  “Um grande trabalho que podemos fazer em conjunto é discutir a sustentabilidade da área pública. Temos hoje ainda competências que já não se justificam no atual estágio em que vivemos”, disse o secretário, que mostrou números da arrecadação de ICMS no primeiro bimestre e apontou o aumento do limite na relação entre o que o Estado arrecada e o que gasta com folha de pagamento, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Estávamos trabalhando há anos com crescimento de arrecadação na casa de dois dígitos. Os números que já temos de janeiro e fevereiro, e as primeiras informações de março, superam em muito nossos piores cenários”, disse.

Gavazzoni também destacou o déficit da previdência pública estadual. “O que o Tesouro desembolsa hoje com pagamento da previdência já é o mesmo que se gasta com saúde”, exemplificou.

Segundo ele, o mau humor generalizado que contamina o mercado é hoje motivo de acentuada queda na economia, o que faz crescer ainda mais a crise. “Precisamos, como gestores, animar e motivar, não só correndo atrás de arrecadação, mas mantendo e aumentando investimentos”, defendeu. Para o secretário, os gestores municipais devem ser cada vez mais parceiros do Governo Estadual. Gavazzoni demonstrou os aumentos nos repasses que o Estado vem fazendo aos municípios, e que cresceu 11% em 2014. “Vamos ter dificuldades agora? Sim, mas temos força para superar. Acredito que na próxima edição do evento, ano que vem, estaremos aqui comemorando a superação dos grandes desafios de 2015”, completou.

Via SEFAZ/SC