IMG 9945.jpeg scaled

As reuniões do Grupo de Trabalho 60 (GT60) do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) tiveram início na terça-feira (18) e seguem até esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, em Florianópolis. O evento conta com o apoio do Sindifisco/SC e do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e reúne representantes dos fiscos estaduais de diversas unidades da federação para discutir normas e avanços na regulamentação dos meios de pagamento eletrônicos.

O GT60 tem como foco principal estudar e propor normas para meios de pagamento eletrônicos. As ações incluem debates, troca de experiências entre fiscos e definição de especificações técnicas para compartilhamento das informações financeiras com os fiscos de todas as UFs, sendo a DIMP sua principal declaração.

O encontro foi coordenado pelo Auditor Fiscal e diretor do Sindifisco/SC Thiago Chaves, que participa do grupo desde 2012 e auxilia os demais Estados no processamento e uso das informações recebidas. Esse momento marca mais um passo importante para fortalecer a atuação integrada dos fiscos estaduais e reforçar o protagonismo de Santa Catarina nesse cenário.

Representantes de diferentes estados destacam a relevância das discussões promovidas pelo GT60:
“Estamos aqui em Santa Catarina no encontro do GT60, trocando experiências e conhecimentos aqui do Estado por meio de cruzamentos das malhas fiscais deles. A experiência está sendo de grande valia, aprendendo muito e trocando informações com os colegas”, afirmou Pedro Antonio Soares Junior, Auditor Fiscal do Estado do Acre.

O Agente de Tributos Estaduais da Bahia, José Antonio Magalhães da Costa, falou sobre a oportunidade de aprender com o fisco catarinense: “Viemos aqui a Florianópolis, onde estamos sendo muito bem recebidos e, além dos temas normais da reunião do GT60, estamos tendo a oportunidade de conhecer as soluções de Santa Catarina para a fiscalização, principalmente no que envolve dados de pagamentos, que é o objetivo principal do nosso grupo”.

“Essa é a primeira vez que participo do GT60, e está sendo uma experiência muito enriquecedora. Temos uma troca de informações muito grande e percebi que não preciso reinventar a roda, pois podemos contar com o apoio dos colegas para implementar soluções mais eficientes”, destacou Rodnei Yudi Dias Cubotomae, Auditor Fiscal de São Paulo.

O presidente do Sindifisco/SC, José Antônio Farenzena, destaca que o encontro reforça o compromisso com a modernização e a transparência fiscal: “O trabalho desenvolvido pelo GT60 é muito importante para garantir que os fiscos estaduais tenham acesso a informações precisas e confiáveis. O Sindifisco tem orgulho de apoiar esse processo e de contribuir para o aprimoramento das políticas tributárias no Brasil”.

A participação ativa dos estados nesses debates é fundamental para alinhar estratégias e garantir que os mecanismos de fiscalização acompanhem as transformações do mercado financeiro digital. O Sindifisco/SC segue acompanhando as discussões e reforçando a importância da cooperação entre os fiscos estaduais para aprimorar a arrecadação e garantir justiça fiscal.

Assessoria de Comunicação Sindifisco