tuper producao1 8

A produção industrial catarinense voltou a crescer em agosto após seis meses de queda na série com ajuste sazonal e lidera alta acumulada no ano e em 12 meses, mostra a pesquisa mensal do IBGE. O setor cresce 1,9% frente ao mês anterior, acima da média nacional que teve um recuo de -0,7%. No acumulado deste ano até agosto, a produção do setor teve alta de 20,5% e no acumulado de 12 meses subiu 16,9%.

As maiores altas em agosto frente ao mesmo mês de 2020 ocorreu em metalurgia (48,4%), seguida por veículos e reboques (32%), madeiras (17%), celulose e papel (16,6%). Os recuos mais importantes foram em alimentos (-6,1%), máquinas e aparelhos elétricos (-12,8%), produtos de metal (-4,2%) e minerais não metálicos (-1,2%).

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor cresceu 5,8%. Considerando a fase pré-pandemia, a indústria de SC está 4,9% acima do nível de atividade de fevereiro de 2020. Nesse indicador só perde para a indústria de Minas Gerais, que está 10,3% acima, impulsionada pela alta das commodities minerais.

Apesar do fraco desempenho na série com ajuste sazonal, a indústria de SC segue crescendo frente ao ano passado. Esse é resultado de investimentos que seguem sendo feitos pelo setor, o que mantém elevada a geração de empregos.

Via NSCtotal – Coluna Estela Benetti