Governador adianta que SC terá três tipos de Pronampe

O governador Jorginho Mello aproveitou a posse da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) na noite de sábado, no Costão do Santinho, em Florianópolis, para anunciar que o governo lançará três tipos de Pronampe: um para as micro e pequenas empresas, outro para o pequeno agricultor e o Pronampe Mulher Catarina. Também informou que o governo estuda ajuste fiscal que incluirá reavaliação de gastos de incentivos, mas de forma cautelosa.

Segundo o governador, o Estado está fazendo um trabalho de revisitar todas as cadeias produtivas, para revistar incentivos, saber se o apoio que determinados setores receberam trouxe resultados positivos ou não. Ele disse também que estão sendo reavaliados todos os gatos do governo.

– Tudo o que o governo gasta mal, vamos fechar as torneiras – afirmou o governador, que participou do evento de posse do empresário Onildo Dalbosco na presidência da FCDL.

Os estudos para os projetos do Pronampe estão sendo feitos pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, que teve a posse do secretário Silvio Dreveck na última semana, e também por outros órgãos do Estado.

– O Pronampe se tornou uma política pública (nacional). Eu vou ter oportunidade, agora, através do Badesc e cooperativas de crédito, emprestar dinheiro para o pequeno agricultor e micro e pequeno empresário, para que ele possa se livrar um pouco dos agiotas. Infelizmente, no Brasil, banco é agiota oficializado. Me perdoe algum bancário que estiver aqui, mas um dos grandes gargalos do crescimento, do desenvolvimento do Brasil é a alta taxa de juros. Ninguém suporta isso – disse Jorginho Mello, no discurso.

De acordo com o governador, o Pronampe funcionou bem para ajudar empresas do país na pandemia, por isso trabalhou para que fosse transformado em uma política pública nacional. Para SC, o plano é fazer, por meio do Badesc um Pronampe com três áreas de atuação.

Será preciso criar fundo garantidor e a, princípio, a opção é oferecer por meio de cooperativas de crédito, com atenção aos juros a serem cobrados. Depois de pronta a proposta, o projeto será envidado para a Assembleia Legislativa. Para o Pronampe Mulher, anunciado dia 8 de março, o governo prevê juro zero.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti