Parcela será depositada dia 15 de julho

O adiantamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores de Santa Catarina na próxima sexta-feira (15) deve dinamizar a economia no Estado. Com o pagamento dos salários dos meses de junho e julho, mais os 50% do 13º, o Governo do Estado vai injetar R$ 2,3 bilhões. A Fecomércio SC observa que a expectativa para o varejo catarinense é bastante positiva: o recurso funcionará como um motor para o consumo em um mês considerado de baixo volume de vendas e faturamento pelos empresários.

O endividamento e inadimplência dos próximos meses também devem ser impactados. Isso porque boa parte dos consumidores utiliza o recurso para saldar as contas atrasadas no dia-a-dia. Apesar de o estado apresentar patamares bastante moderados e registrar quedas mensais no indicador desde o início do ano, o percentual de famílias que deixaram de pagar suas contas em dia foi de 18,5%, em junho- dado contabilizado a partir do primeiro dia útil de atraso.  “O adiantamento do 13º é aguardado com expectativa pelo setor em SC. Nossas pesquisas apontam que 45% dos recursos são, normalmente, destinados para o consumo de bens e serviços e cerca de 40% vão para a quitação de dívidas antigas, o que será um alento para o comércio neste cenário de recessão. Outros 15% tendem a ir para a poupança ou são economizados. Com a renegociação das dívidas, o catarinense está apto a consumir novamente e a economia volta a girar”, comenta Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC.

O pagamento será destinado a aproximadamente 150 mil servidores ativos e inativos do Poder Executivo, incluindo as fundações e autarquias estaduais, e pensionistas pagos pelo IPREV. Não entram na conta as folhas de pagamento das empresas estatais como Badesc, Casan e Celesc. O total estimado neste ano com o 13º é de R$ 387 milhões, valor 6,3% superior ao liberado no ano passado (R$ 364 milhões), a menor variação nos últimos anos.

Via SEFAZ/SC