DecioLimaSebraeDivulgacao 800x531 1

Pesquisa do Sebrae Nacional mostra que mais pequenas empresas estão alcançando melhores resultados em 2023

A melhora na economia brasileira no primeiro semestre deste ano, puxada principalmente pelo agronegócio e serviços, elevou os resultados de pequenas empresas de Santa Catarina. De acordo com a pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae Nacional em parceria com o IBGE, 35% das micro e pequenas empresas (MPEs) do Estado registraram no mês de julho faturamento superior ao do mesmo mês de 2022.

O mesmo levantamento revelou que em abril deste ano, 25% das empresas tinham faturado mais do que no mesmo mês do ano anterior. Isso mostra que o resultado de junho teve 10 pontos percentuais a mais frente ao anterior.

Olhando para as dificuldades, a mesma pesquisa mostrou que em julho 34% tiveram queda de faturamento frente ao mesmo mês de 2022. Em abril, 45% tinham enfrentado retração do faturamento, o que significa um contingente bem maior com receita baixa há três meses.

– As micro e pequenas empresas são a principal força motora do país e no nosso Estado não é diferente. Elas representam 99% de todos os CNPJ e respondem por aproximadamente 7 em cada 10 novos empregos formais. A melhora no nível de faturamento demonstra que estamos no caminho certo – destacou Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Ainda segundo a pesquisa Pulse de julho, para 36% dos donos de pequenas empresas, a falta de clientes é a principal dificuldade para seguir com o negócio aberto. E para 27%, o maior obstáculo para manter a empresa aberta são os custos elevados. Em abril, 29% tinham essa dificuldade.

Outro obstáculo importante para dar continuidade aos negócios é o endividamento. O Sebrae apurou que em Santa Catarina 38% das micro e pequenas empresas têm dívidas pagas em dia. Já 20% estão endividadas e não têm conseguido pagar nos prazos.

Mas a sondagem mostrou também que quem está com as contas em dia segue investindo. Entre os entrevistados, 52% informaram que suas empresas fizeram investimentos em máquinas, itens de informática ou em área física no segundo trimestre do ano.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti