sao paulo ranking de competitividade 20151118 1632668572

Dados foram apresentados ao governador Raimundo Colombo nesta quarta-feira, 18, em São Paulo

Santa Catarina está em 3º lugar no ranking geral de Competitividade dos Estados Brasileiros, conforme dados apresentados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), nesta quarta-feira, 18, em São Paulo. O Estado recebeu a nota 77,8, melhorando em relação ao ano passado quando ficou com a 5ª colocação. Santa Catarina foi considerado o Estado com a menor desigualdade de renda e recebeu destaque em sustentabilidade social. A pesquisa apresentada foi elaborada pela consultoria britânica EIU (Economist Inteligence Unit) e Tendências Consultoria Integrada em parceria com o CLP.

O Estado apresentou boas colocações em 8 pilares. Foi o 1º colocado em sustentabilidade social; 3º em segurança pública, capital humano e inovação; 4º em infraestrutura, educação e eficiência da máquina pública; 5º em solidez fiscal. Nos pilares de sustentabilidade ambiental e no de potencial de mercado, SC ficou em 15º e 19º colocação, respectivamente.

O governador Raimundo Colombo, que participou do evento, disse que a posição alcançada neste ano é resultado de muito trabalho, gestão e planejamento. “Melhoramos muito, já fomos o sétimo, o quinto, o quarto, e este ano somos o terceiro melhor do país em indicadores importantes, que vão permitir avaliar tudo o que já conseguimos fazer e ainda o que precisamos fazer para continuar avançando. Alguns dados nos chamam atenção e nos dão uma nova orientação. É um trabalho bem feito, e recebemos isso como contribuição. Temos que parabenizar o povo catarinense por essa evolução e conquista que é de todos nós”, destacou.

São Paulo ficou na primeira colocação no Ranking de Competitividade dos Estados com nota 90,7, seguido por Paraná com nota 80,4, Santa Catarina com nota 77,8 e Distrito Federal com nota 70,9. Bahia (nota 51,8) e Pernambuco (nota 51,7) são os Estados do Nordeste mais bem colocados, mas, aparecem somente na 12ª e 13ª colocação, atrás de todas as UFs do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Os últimos colocados foram Pará (nota 37,3), Acre (35,7) e Alagoas (24,9).

Em 2011, Santa Catarina ocupou o 7º lugar, em 2012, 6º, em 2013 continuou em 6º e em 2014 alcançou a quinta posição.

O ranking é uma ferramenta para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade dos seus estados. Cada estado recebeu uma nota de 0 a 100. A coleta de dados foi feita nos últimos seis meses. A análise abrange 64 indicadores divididos em 10 categorias: sustentabilidade social, ambiental, eficiência da máquina pública, educação, solidez fiscal, capital humano, infraestrutura, segurança pública, inovação e potencial do mercado.

Painel Governadores

O governador Raimundo Colombo, que durante o evento, participou do Painel Governadores, que teve como discussão “Como ser um Estado competitivo de forma sustentável”, ressaltou a atual realidade econômica e a necessidade de mudança no sistema político brasileiro.

“O futuro nos preocupa. O modelo que temos no Brasil é inviável. O sistema está errado. É necessário corrigir as dificuldades, discutir ações para o futuro e construir um novo modelo de gestão pública. Mas essa mudança vem com participação e com propostas. A sociedade está procurando referências e competência. É necessário fazer uma operação diferenciada. Precisamos de um estado que custe menos, que seja mais moderno e sobretudo, mais justo”, observou o governador.

Colombo deu exemplos de como Santa Catarina está estimulando setores estratégicos da economia para minimizar os efeitos da crise, como o Programa Pacto por Santa Catarina, as exportações, o agronegócio e o turismo. Salientou que, apesar das dificuldades, o Estado consegue manter o equilíbrio fiscal e o dinamismo econômico com investimentos.

“Estamos com as contas em dia, nossos indicadores sociais e econômicos têm se mantido entre os melhores do país e estamos trabalhando para que a população sofra menos possível com os impactos dessa realidade atual. A crise não pode nos derrubar. Precisamos continuar trabalhando com otimismo, mobilização e, com medidas eficientes que nos façam sair fortes e vencedores das dificuldades. É o que estamos fazendo em Santa Catarina”, salientou.

Colombo também lembrou que, em 2014, o Estado foi o maior gerador de empregos no país (53.887 novas vagas), segundo dados do Ministério do Trabalho. “Para nós do Governo o conceito é claro, a geração de empregos, estabilidade, segurança, remuneração é a maior conquista social. Gerar empregos é um desafio para nós. Todas as nossas ações partem da busca de atrair investimentos, para que todos tenham o sagrado direito do trabalho”, afirmou o governador.

Também participaram do painel os governadores Marconi Perillo de Goiás, Geraldo Alckimin, de São Paulo e José Sartori, do Rio Grande do Sul. O evento contou ainda com um debate sobre o Ajuste Fiscal e a Competitividade dos Estados.

Via SEFAZ/SC