Terminal de Gas Sul foto 04 NFE 720x405 1

O TBG tem capacidade para dupliar a oferta de gás natural na Região Sul

Santa Catarina agora é porta de entrada de uma nova alternativa de gás natural para a Região Sul. A multinacional americana New Fortress Energy, com sede em Nova York, informou em seu site que iniciou no dia 01 de março as operações no Terminal de Gás Sul (TGS). É uma unidade offshore para receber gás natural liquefeito (GNL), localizada na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, no litoral Norte do Estado.

O TBG pode receber navios com capacidade de aproximadamente 6 MTPA (300 BTtu) e envio máximo de 500 mmscf/dia. A unidade flutuante na baía transforma o líquido em gás e um gasoduto de 33 quilômetros de extensão leva ao Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) para a distribuição.

Segundo a New Fortress Energy, esse primeiro fornecimento foi feito pela companhia Energos Winter, por meio de um acordo com a Petrobras, que foi anunciado no final do ano passado.

Ainda de acordo com a multinacional, o Gasbol está conectado com os principais mercados brasileiros consumidores de gás natural, tanto para uso em empresas, residências e veículos, quanto para geração de energia. A expectativa é de que a procura vai aumentar conforme for caindo a oferta de gás da Bolívia via Gasbol.

– O TGS está diretamente conectado a mais de 3,5 GW de infraestrutura de energia existente que carece de acordos firmes de fornecimento, tornando o terminal um ativo fundamental no cenário energético em evolução do Brasil. Com numerosos novos projetos de energia necessários para equilibrar a rede no Brasil no curto prazo, a NFE está preparada para atender à crescente demanda, alavancando seu portfólio verticalmente integrado de ativos e experiência em GNL – afirmou Wes Edens, presidente e CEO da New Fortress Energy.

Quem também destaca a relevância dessa estreia de SC no gás natural liquefeito (GNL) é a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

– Isso representa um marco para Santa Catarina, pois amplia o suprimento de gás natural no estado e a possibilidade de levar o insumo para regiões catarinenses que hoje não são atendidas – disse o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Com investimento de US$ 77 milhões, o terminal estava previsto para entrar em operação em 2023. Mas em função da guerra na Ucrânia, que mudou a dinâmica de energia no mundo, o início foi alterado para 2024.

Além de ser mais uma garantia de infraestrutura para investimentos porque duplica a oferta de gás natural para a Região Sul considerando a operação do Gasbol, haverá também aumento na arrecadação de ICMS em Santa Catarina.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti