Santa Catarina encerrou 2017 com 92.857 novos negócios, um crescimento de 12,7% em relação a 2016, e de 31,8% comparando com 2015. Os dados são da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), contabilizados pela Junta Comercial de Santa Catarina. Segundo o secretário da SDS, Carlos Chiodini, esta ascensão é justificada pela retomada econômica e a facilitação nos processos de abertura de empresas.

— Estamos adotando medidas para melhorar o ambiente de negócios, como o Simplifica e o SC Bem Mais Simples, que está sendo implantando em todo Estado. Os catarinenses têm um espírito empreendedor que deve ser estimulado disse Chiodini.

Alimentos rastreados

O volume de produtos rastreados pelo Programa do Alimento Sustentável (PAS), da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e que garante controle de alimentos hortifrutigranjeiros aumentou 94% de 2014 para 2017. Pelo levantamento da empresa PariPassu, parceira e responsável técnica do projeto, atualmente 83% de todo o volume de produtos hortifrúti consumidos em SC é rastreado: o equivalente a 146 mil toneladas no ano passado.

Vinte e sete redes supermercadistas estão engajadas no processo. Juntas, respondem pela venda de mais de 80% do volume de hortifrúti consumido em Santa Catarina.

Vacina

Inúmeras empresas joinvilenses e da região Norte têm negócios em São Paulo, onde a febre amarela é questão social considerada muito séria pelas autoridades médicas. Mesmo assim, as organizações joinvilenses não consideram necessário vacinar seus funcionários que se dirigem para lá a trabalho. É o que constatou a coluna, a partir de respostas dadas à questão: a empresa pede ou recomenda vacinar contra febre amarela aos trabalhadores que têm de se deslocar para São Paulo? Unanimemente, a resposta foi não.

Leilões

A Caixa Econômica Federal realiza hoje a 1ª Semana de Imóveis. O evento ocorre em 16 Estados e oferta 16 mil imóveis usados, entre casas, apartamentos, salas comerciais e terrenos. Os imóveis podem ser consultados pelo sitehttp://www.caixa.gov.br/ximoveis ou diretamente nas agências do banco em todo Brasil. Em Joinville há 43 imóveis disponíveis para aquisição. Os imóveis podem ser adquiridos de quatro formas: leilão, licitação fechada, licitação aberta ou venda direta. Todas as unidades já possuem garantia da documentação regular e as contas de condomínio e IPTU quitadas até a data da compra. A Caixa possibilita também o financiamento dos imóveis, com a alternativa de utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), conforme as regras do Fundo. Em todo o país são 10,3 mil casas, 4 mil apartamentos, 350 salas comerciais e 1,6 mil terrenos com preços abaixo do valor de mercado.

R$ 600 mil parcelados

Desde outubro de 2017, até o momento, na região de Joinville, 448 clientes que estavam inadimplentes com a Celesc procuraram o Parcelamento via Web para quitar sua dívida com a Empresa. Os parcelamentos somam R$ 600 mil. Do montante, R$ 143,5 mil foram pagos à vista e aproximadamente R$ 440 mil foram parcelados, em uma média de R$ 982 por pessoa.

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz