industria 1

Entre as grandes economias do Brasil, SC é o Estado com maior participação da indústria

Levantamento feito pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de Santa Catarina, junto a dados oficiais recentes, apurou que a indústria do Estado é líder nacional em sete setores. SC está no topo da indústria de confecção do vestuário; embarcações; eletrodomésticos; geradores, transformadores e motores elétricos; atividades de acabamentos em fios, tecidos e têxteis; fabricação de tecidos de malha; e desdobramento de madeira.

O observatório analisou dados do Valor Bruto da Produção industrial (VBPI) e da Pesquisa Industrial Anual (PIA), do IBGE-2021. A Fiesc destaca também que a indústria de transformação do Estado avançou na capacidade produtiva do país. Passou da 6ª para a 5ª posição, com participação de 6,6% do total, superando o Rio de Janeiro.

Um dos destaques é a indústria de confecções, que cresceu 4,6 pontos percentuais na participação nacional de 2020 a 2021, quando saltou de 26% para 31%. Segundo o Observatório, essa expansão ocorreu principalmente com a venda de confecções para outros estados do país em 2021, que foi impulsionado pelo consumo durante a pandemia.

O estado assumiu a primeira colocação do país na fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos, impulsionado tanto pelo aumento das exportações para a América do Norte e Europa, bem como de eletrodomésticos, devido ao fornecimento para o mercado doméstico.

SC consolidou o primeiro lugar na fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos. O crescimento ocorreu pelo aumento das exportações para a América do Norte e Europa, além do avanço no mercado nacional.

Ainda segundo o observatório, o setor industrial de SC manteve liderança em acabamentos em fios, tecidos e têxteis e na produção de tecidos de malha. Nesses dois casos, respondeu em 2021 por 55% da produção nacional.

Outro destaque é no setor de madeira. SC é líder em desdobramento de madeira, processo feito principalmente para exportações aos Estados Unidos, respondendo por 28% da produção nacional.  

– A indústria de Santa Catarina é destaque nacional e constitui vetor de desenvolvimento do estado. A diversificação de produtos e a adoção de estratégias competitivas no mercado reforçam sua posição como um importante polo industrial do país. Em 2021, o estado manteve sua produção industrial 6% acima do patamar pré-pandemia, enquanto a média nacional ficou 1% abaixo – destaca Gilberto Seleme, presidente em exercício da Fiesc.

via NSCTotal – coluna Estela Benetti