Mesmo com as dificuldades da economia brasileira como as baixas vendas do varejo e o alto desemprego, a indústria catarinense está conseguindo resultados positivos na comparação com o ano anterior. O setor registrou crescimento real da receita com vendas (faturamento) de 13,45% no acumulado de janeiro a setembro frente aos mesmos meses do ano passado.

No mês de setembro em relação a igual período de 2017 o setor teve crescimento de vendas de 12,02%, mas frente ao mês imediatamente anterior, agosto, teve queda de -3,6% considerando influências sazonais e -7% sem esses efeitos. Os dados integram a pesquisa Indicadores Industriais realizada pela Federação das Indústrias do Estado (Fiesc).

No Brasil, as vendas do setor em setembro cresceram 4,6% frente ao mesmo mês do ano passado, mas caíram -1,1% na comparação com o mês anterior, com ajustes sazonais, conforme a mesma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).  

Em Santa Catarina, segundo a pesquisa, de janeiro a setembro frente ao mesmo período do ano passado, a massa salarial real dos trabalhadores do setor industrial cresceu 1,30%, as horas trabalhadas cresceram 2,57% e o número de pessoas empregadas avançou 1,58%. 

As maiores expansões do faturamento real no ano foram registradas pelos setores de produtos alimentícios (33,56%), produtos de metal (26,83%), vestuário e acessórios (23,32%), veículos, reboques e carrocerias (14,59%) e produtos de madeira (13,55%). Os piores resultados foram registrados pelos setores de celulose e papel (-2,25%), borracha e material plástico (1,71%) e produtos têxteis (3,27%). 

Via NSCtotal – Coluna Estela Benetti